Instituto Pensar - Molon convoca Salles para explicar fogo no Pantanal

Molon convoca Salles para explicar fogo no Pantanal

por: Nathalia Bignon


(Foto: Divulgação)

O líder do PSB na Câmara, deputado federal Alessandro Molon (RJ), convocou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para que ele explique ao Congresso a razão das queimadas que assolam o Pantanal há pelo menos dois meses. O requerimento, apresentando nesta quarta-feira (9), recebeu o apoio de outros parlamentares.

"O Ibama estima que mais de 2 milhões de hectares já foram atingidos pelo fogo em todo Pantanal ?uma área que equivale a 14 vezes a cidade de São Paulo. E o pior ainda está acontecendo ? o mês de setembro é o mês com a média mais alta de focos de incêndio e as chuvas costumam chegar somente na segunda metade de outubro. Uma área equivalente a 10% de todo o Pantanal mato-grossense já foi destruída pelas queimadas deste ano. E os incêndios continuam fora de controle?, diz o requerimento apresentado na Câmara.

Leia também: Molon pede urgência para projeto que prevê conservação do Pantanal

O requerimento reforça a gravidade das queimadas ao exigir esclarecimentos necessários para a estruturação do sistema de proteção e combate aos incêndios florestais no bioma, além de informações sobre apoio e execução de ações integradas pelos órgãos estaduais e federais.

De acordo com o líder do PSB, as queimadas no Pantanal ligaram o alerta até mesmo dos serviços de saúde, que temem uma alta na demanda por leitos para tratamento de doenças respiratórias, já lotados por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Ricardo Salles terá coragem de rir das queimadas no Pantanal enquanto presta explicações na Câmara sobre as ações do governo para combater essa tragédia? Apresentei requerimento para que ele seja convocado!?, disse Molon, em crítica à postura do ministro durante reunião na última terça.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: